segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Amarelos QAP/QSL/QTA


 


Amarelos QAP/QSL/QTA

 PDF 465

 
 
 
Há um tipo de fazenda em chamboques e modelos padrões, onde predomina a cor amarela, com tendência a cor de jerimum. E além de um uso doméstico, este catoco de tecido está sempre associado o seu uso, nas ruas, praças e avenidas, cigarreiras e bibocas. A flanela já foi por muito tempo o instrumento de trabalho do engraxate, que depois de muito uso e reuso, perdia suas tonalidades de cores amarelas e de jerimuns, adquiria as cores de sapatos engraxados e lustrados. Os engraxates trabalhavam agachados diante dos seus clientes manicacas, os possuidores de bons calçados, com portes ilustrados, que retribuíam o serviço com alguns centavos. Poucos eram os engraxates que trabalhavam em locais melhorados, muitos construíam sua caixa de engraxate com madeiras reaproveitadas do final da feira. E com uma escova de sapato, e um pouco de graxa, saiam batendo na caixa, e na latinha, atraindo os clientes para ganhar uma laminha.

A função dos engraxates encontrados pelas ruas e praças da cidade, aos poucos foi se extinguindo, com a popularização do uso de tênis, papetes e sapatilhas, que não precisam de lustro e de graxa. Mas o pano amarelo e suado, agora distiorado, continuou pelas ruas da cidade, foi parar nas mãos de uma outra categoria de profissionais remunerados com alguns centavos. Continuou nas ruas, e ficou nas mãos de guardadores de carros, guardadores não regulamentados, que foram denominados popularmente de flanelinhas, também conhecido como pastorador de carro, que utilizam do catoco, para sinalizar manobras, e limpar os carros parados ou estacionados. Carros amarrados nas portas tal como cavalos e jegues no passado.

Flanelinhas trabalham por centavos na função de pastorar os carros caningados, de muitos motoristas abestados, exibindo supostas condições de engraxados e ilustrados, uns abilolados e amostrados, querendo ser aprumado. Com estacionamentos privatizados ou regulamentados, os denominados de flanelinhas pastoradores tendem a se extinguir, perdendo seus tempos de lustros e glorias, tal como os engraxates. Baterão então suas caixas em outros lugares, em um novo empreendimento arrretado; em uma outra nova lapada.

A cor amarela é a cor básica das regras das ruas, uma cor para chamar atenção de motoristas, antes de um erro imprudente ou um perigo eminente. Semáforos ou sinaleiras e até farol e sinal, indicam esta cor antes do verde ou do encarnado, para chamar atenção aos próximos movimentos a serem engatados. O sinal verde ou vermelho, com a interseção do amarelo também vale para os pedestres em suas travessias sobre faixas pintadas, de ruas e avenidas. Nas ruas existem simbologias de cores e formas, delimitando espaços e preferencias escalonadas. Dentro de poucos minutos ou segundos a cor amarela, apaga e dá a vez para outras cores. Apenas sinaliza um QAP.

Nas frutas, a cor pode ser um sinal que está pronta para ser colhida. Primeiro a fruta fica verde, depois amarela, avisando que a próxima coloração pode ser um risco vermelho para ingerir, ou colocar na panela. O amarelo é uma cor transitória, limite de tempos e espaços.

Entre a rua e a calçada, a cor amarela está presente, com uma faixa, para limitar os espaços de veículos e pedestres, a faixa transitória entre os meios. Meio fio pintado de amarelo, também indica um respeito e coerência ao pedestre, que tem como limite a calçada, como seu espaço protegido e determinado. A faixa amarela e continua, indica que não se pode estacionar. As faixas pintadas na beirada das calçadas também sinalizam ao deficiente visual, um eminente perigo de um degrau, e o lugar onde circulam veículos, por um piso táctil de cor amarela, com uns pitocos por cima da cerâmica. Cores e formas para diferentes usuários. Para que o deficiente visual não se machuque, ou não se atrapalhe, não deve haver veículos à frente, junto da faixa continua amarela, ou ao longo do piso táctil.

E o amarelo circula pelas ruas. Dai a razão de a grande parte dos tratores terem a cor amarela, para chamar atenção de quem está próximo de uma máquina em movimento: forte, potente e lento. Uma famosa marca de cavalos mecânicos, que puxam carretas, também tem a cor de jerimum, uma cor para chamar a atenção, tal como um extintor de incêndio tem a cor avermelhada, uma forma de acudir os desesperados. Bombeiros e ambulâncias vermelhas, vão em busca de salvar vidas.

Carros vermelhos e amarelos, chamam a atenção em uma frota de carros circulando nas ruas, com cores variando do branco ao preto, com intermediários tons de cinza misturados. Uma Brasília amarela também fez muito sucesso, na moda da cor chegou o Camaro amarelo. Brasília ou Camaro, apesar da fama ou do sucesso, não estão autorizados a estacionar sobre as calçadas, não dá para afolosar.

Uma pilha depois de muita propaganda e reclames, foi denominada e reconhecida na praça do comercio, como as amarelinhas. Chegou a pilha do gato e dividiu o mercado. E as antigas pinhas vão perdendo o mercado, a medida que aumentam as alcalinas, com o aumento de uma vida util. E novas pilhas com novos minerais, vão entrando no mercado.

Na cidade do Sol, que é de cor amarela, podemos encontrar amarelos em pares de jarros, com os seus diminutivos agalegados. Pequenos amarelos que tal como o Sol, procuram um abrigo ao anuncio das próximas chuvas, rápidas e intermitentes. Talvez seja possível encontra-los escondidos e imbiocados em abrigos, suas nuvens permanentes, ou amoitados em oitão. Quando encontrados aos pares estão sempre ocupados, com sorrisos amarelos, ao conversar lorotas com seus pariceiros, ou com celular preso nas oreias. Por vezes as pareias podem estar também ocupadas com seus rádios ligados, aguardado as novas ordens da estrela maior. Um sorriso amarelo para mostrar que estão QAP. A estrela maior de quinta grandeza, estrelando sistematicamente como estrela televisiva, em jornais regionais, anunciando impedimento e desvios, de ruas e avenidas.

Os pequenos amarelinhos quando solicitados a trabalhar, ou quando interrogados, usam as prerrogativas de parangolés e desculpas do serviço público em dizer; não estou em serviço ou não estou de plantão; não é a minha atividade e não é minha função; maiores esclarecimentos procure a coordenadoria, estou muito ocupado não posso dar atenção; meu chefão está de gabola em uma gravação, pois vai aparecer na televisão; o efetivo é pequeno, e estamos aguardando um edital ou uma licitação. E outros leros leros e lengas lengas lambusadas. É melhor lavar a burra do que lenhar-se.

Seguindo a ordem natural, dos amarelos, eles entram em extinção. E os pequenos amarelos da cidade amarela também vão se extinguindo, por pouco serem vistos, e não sendo atendidos pelo povo quando encontrados mal-humorados. O cidadão e o pedestre vão ficando com um sorriso amarelo ao exigir seus diretos de usar a calçada ou a passarela, e não encontrar um simples amarelinho para fazer cumprir e não dar trela. Reforçar as regras, e as leis que impeçam carros malamenhados sobre as calçadas; motociclistas e motos estacionados, e fugindo de um garguelo; e outros trens garapeiros, arengando quem anda de pé na calçada, com uma maçada.

É muita gastura. As ruas e calçadas estão um entojo, o nó da goiaba. O transito um nó cego torando dentro. E as pareia amarelas aguardando QSL, para começar a trabalhar.

Deixem de leseira e fiquem curiando, evitem QTA ao pegar o beco, escafedendo para não virar reeira estribuchada.

 

Entre Natal/RN e Parnamirim/RN, 31/08/15

 

 

por
Roberto Cardoso (Maracajá)
Reiki Master & Karuna Reiki Master
Jornalista Científico
FAPERN/UFRN/CNPq
 
Plataforma Lattes
Produção Cultural

 

 

Textos disponível em:

 

http://www.publikador.com/entretenimento/maracaja/2015/08/um-portal-entre-a-pinacoteca-e-a-biblioteca/

 

 
Outros textos:
 
 
 
 
 

 

 
 
 
 
Outros textos:
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário